quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os sonhos do Homem

O Homem sempre sonhou em nadar, e nadar de uma maneira tão especial que deixaria qualquer peixe boquiaberto diante da sua magnitude e destreza. Hoje, com nossos recursos tecnológicos, nadamos mais rápido que qualquer animal aquático e deixamos boquiabertos quaisquer seres que possam ter inteligência e que vivam submersos. O homem sempre sonhou em correr, mas digo correr de uma maneira que até mesmo um guepardo ou  um chita ficariam com inveja, pois o homem conseguiu! Hoje podemos correr mais rápido que qualquer aminal terreste que já possa ter habitado este planeta. É verdade, nós somos os mais velozes na terra também e nem um animal se iguala nós nas pistas ou em qualquer outro terreno. O homem sonhava em voar e, mais uma vez, estamos aqui. Nós voamos mais rápido e melhor que qualquer ser terreste que possua tal habilidade, então agora nos pergunto: onde chegamos? onde chegamos com tanta inteligência, velocidade e destreza? e onde mais conseguiremos ir? ainda não estamos no fim? Para onde a humanidada caminhará, sendo escrava de uma sociedade universal que não tem cultura, que se baseia no consumo e somente no consumo? quando terminará essa enorme marcha tecnológica regada a fome, ganacia, disputas imperialistas e a destruição do  nosso prórpio planeta? A verdade é que não sabemos ao certo mas, podemos tentar prever,  porque se o homem é um ser "inteligente" que usa apenas 10% da sua capacidade mental e nós já chegamos até aqui: então o fim não está muito longe. As vezes nos momentos menos sóbrios me pergunto: e se o homem usasse 100% da sua capacidade mental como o planeta estaria? como as relaçoes humanas estariam? como a vida estaria? ela ainda existiria? o planeta ainda existiria? e os homems ainda sonhariam ? E OS SONHOS? Como seriam os sonhos?!

Marcello Amate

Um comentário:

  1. Os nossos sonhos são o que há de mais puro dentro de nós, são essenciais, como a inquietação humana perante a capacidade criativa, ou como a sensibilidade paranormal que os animais manifestam em situaçõeos como a de 2004, horas antes do tsunami que devastou o litoral de vários países asiáticos.

    Sei lá.. eu fico me perguntando onde foi a ruptura que nos desconectou do cosmo. Esse abismo que nos impossibilita de perceber os sinais da natureza como os outros animais que conseguem captar as vibrações um abalo sismico.

    Hoje o homem já provou que é capaz até de brincar de Deus. Mas muitas invenções, no amago da racionalidade de seus criadores, não foram criadas com finalidade de devastação de valores, pessoas e sociedades. Elas eram sonhos.

    Acredito que luta da nossa geração é pelo resgate de valores e pagamento de dividas das nossas gerações passadas com o mundo. E se isso eles conseguiram esfolar com 10% de capacidade mental, nós temos no mínimo o dever de conseguir, diante de tantas possibilidades descobertas, começar a construir um caminho de ressignificação da essencia.

    ResponderExcluir